Como proteger a moto de roubos: 6 dicas para evitar prejuízos

Como proteger a moto de roubos: 6 dicas para evitar prejuízos

Como proteger a moto de roubos: 6 dicas para evitar prejuízos

Saber como proteger a moto de roubos é fundamental para quem roda diariamente ou apenas usa a moto em momentos específicos. Infelizmente, o furto de motocicletas ainda é uma das ocorrências mais comuns nas cidades brasileiras, com números alarmantes e crescimento constante. 

De acordo com o site da Agência de Seguros CMA Vantagens, os estados com maiores índices de roubo de motos são: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná. Entre 2019 e 2023, o número de ocorrências cresceu 22% no Brasil, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Mas, a boa notícia é que pequenas atitudes podem tornar sua moto menos vulnerável e desestimular a ação de criminosos. A Saga Moto separou 6 dicas práticas e eficientes que você pode aplicar desde já para proteger sua moto de roubos. Vamos lá?


1. Estacione de forma estratégica

Uma das formas mais simples de proteger sua moto de roubos é escolhendo bem onde estacionar. Dê preferência a locais movimentados, iluminados e com câmeras de segurança. Evite deixar sua moto em ruas isoladas ou sem fluxo de pessoas, principalmente à noite.

Se for estacionar em prédio ou garagem, opte por vagas próximas a áreas monitoradas.


2. Use mais de uma trava

Travar o guidão é básico, mas não é suficiente. Quem realmente entende como proteger a moto de roubos sabe que o ideal é usar travas adicionais, como:

  • Trava de disco

  • Corrente com cadeado

  • Trava com alarme e sensor de movimento

Combinar dois ou mais dispositivos dificulta bastante a ação dos ladrões e pode fazer toda a diferença.


3. Instale alarme e rastreador

Um bom alarme pode inibir tentativas de furto logo nos primeiros segundos. Existem modelos com sensor de presença e sensores de movimento que disparam automaticamente ao menor toque.

Já o rastreador é uma camada a mais de segurança: com ele, é possível localizar a moto em tempo real em caso de roubo. Algumas seguradoras até oferecem planos mais acessíveis para motos com rastreadores ativos.


4. Fique de olho na calibragem e nas condições do pneu

Além da segurança, pneus bem cuidados também influenciam na dirigibilidade e na sua capacidade de agir rapidamente em situações de risco. Pneus carecas ou murchos dificultam reações e podem te deixar vulnerável em locais perigosos.

Dica: Cuidar dos pneus e fazer manutenções periódicas também é uma forma indireta de proteger a moto de roubos e fugir de situações de perigo à sua própria vida, pois evita paradas inesperadas em locais isolados por problemas mecânicos.


5. Evite exposição nas redes sociais

Parece exagero, mas muitos criminosos usam as redes sociais para identificar rotinas. Evite postar onde estaciona todos os dias ou locais fixos de parada. Prefira compartilhar registros sem informações geográficas ou horários repetitivos.

Menos previsibilidade significa mais segurança.


6. Invista em um seguro

Mesmo com todos os cuidados, é sempre bom ter uma proteção extra. O seguro para motos é um investimento que pode te livrar de um enorme prejuízo. Atualmente, há planos específicos para motos com coberturas que incluem furto, roubo e danos.

A Saga Moto pode ajudar você a encontrar a melhor solução para seu modelo e perfil de uso.


Conclusão

Entender como proteger a moto de roubos é essencial para quem quer rodar com tranquilidade, preservar o patrimônio e evitar dores de cabeça. Com atitudes simples, equipamentos certos e uma boa dose de atenção, você já reduz significativamente os riscos.

Na Saga Moto, além das melhores motos Yamaha, você encontra acessórios de segurança e suporte para manter sua moto protegida.

Passe em uma de nossas lojas e fale com um especialista!

Voltar